top of page

Governador Helder Barbalho (MDB) demite pelo menos 5 mil servidores temporários da educação no Pará

Governador alega cumprir decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE)


Por: Douglas Diniz (Redação)

Governador Helder Barbalho (MDB/PA) Imagem: Site Poder360

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), demitiu mais de 5 mil servidores públicos temporários, entre eles professores, agentes administrativos, merendeiras e outros funcionários. A decisão promove demissão em massa de servidores neste final de ano de 2024.

 

"O governador quer destruir os serviços públicos com um único objetivo, que é o de entregar esses serviços para a iniciativa privada e seus amigos empresários", afirmou a professora Silvia Letícia, Coordenadora do Sintepp (Sindicato Estadual da Educação)

 

A ação do governador levanta preocupações do Sindicato sobre a situação social desses trabalhadores demitidos e a garantia dos serviços educacionais na rede, que deve ser assegurado. O sindicato tem exigindo a realização de concurso público para preenchimento efetivo das vagas e a valorização dos servidores.

 

Vale recordar que, no dia 18/12, o governo do Pará aprovou o PL 729/2024 na Assembleia Legislativa do Estado, onde tem maioria. A nova lei extingue o Estatuto do Magistério e altera direitos da categoria da educação no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). Durante a votação, a Polícia Militar reprimiu duramente uma manifestação de educadores organizada pelo SINTEPP.

 

Diante da situação, o sindicato planeja realizar uma assembleia geral em janeiro. Uma greve geral estadual e a não iniciação do ano letivo de 2025 estão entre as possibilidades discutidas. A decisão de Barbalho coloca em xeque o futuro educacional do estado, agitando os ânimos dos trabalhadores e de sociedade que carece de serviços públicos de qualidade e servidores valorizados.


VEJA DIÁRIO OFICIAL E A RELAÇÃO DE SERVIDORES DEMITIDOS



SEJA UM APOIADOR INFO.REVOLUÇÃO - CLIQUE NO LINK ABAIXO:




64 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page