Por: Douglas Diniz
A Califórnia enfrenta um dos piores desastres da sua história. Incêndios em Los Angeles já deixaram pelo menos 10 mortos e destruíram mais de 2 mil edifícios em quatro dias. Os focos em Pacific Palisades e Altadena estão fora de controle, fazendo com que quase 200 mil pessoas abandonassem suas casas em uma área de mais de 100 km².
O Banco JPMorgan agora estima que as perdas econômicas totais cheguem a US$ 150 bilhões. Os custos para as seguradoras, que cobrem casas destruídas e bens perdidos, podem ultrapassar US$ 50 bilhões, tornando este incêndio o mais caro da história dos Estados Unidos.
Entre os imóveis destruídos estão casas em Pacific Palisades, com preços acima de 3 milhões de dólares. Celebridades como Tom Hanks, Steven Spielberg e Ben Affleck tiveram que abandonar suas residências. Devido ao desastre, a temporada de premiações em Hollywood, prevista para janeiro, foi adiada.
As autoridades investigam as causas do incêndio, que podem incluir um curto-circuito na rede elétrica ou ações humanas. Os incêndios foram alimentados por ventos fortes, vegetação seca e calor extremo.
PUBLICIDADE
A batalha contra as chamas conta com o uso de aviões, helicópteros e caminhões. O presidente Joe Biden prometeu enviar helicópteros e dezenas de veículos para ajudar os bombeiros, conforme informado pelo governador da localidade.
Um toque de recolher foi imposto das 18h às 6h, e a Guarda Nacional está protegendo residências contra saques.
CNN atualiza situação dos incêndios na Califórnia
Atualmente, o incêndio Palisades é o maior no condado, queimando mais de 17.200 acres (6.960 hectares), principalmente em Pacific Palisades, um bairro nobre de Los Angeles entre Santa Monica e Malibu. Até agora, pelo menos mil estruturas foram destruídas.
O incêndio Eaton já consumiu cerca de 10.600 acres (4.289 hectares), segundo o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire). Pelo menos duas pessoas morreram, mais de 100 estruturas foram destruídas e mais de 13.000 continuam em risco.
O incêndio Hurst, que começou na terça-feira (7) à noite, queimou mais de 855 acres (346 hectares) e está 10% controlado, de acordo com o Corpo de Bombeiros da Califórnia.
O incêndio Woodley, iniciado na quarta-feira (8), já foi controlado após queimar 30 acres (12 hectares). Uma atualização corrigiu um informe anterior que indicava que o incêndio teria queimado 75 acres (30 hectares).
O incêndio Lidia também foi controlado, queimando 348 acres (140 hectares) até esta quinta-feira (9).
Um novo incêndio, chamado Sunset, foi identificado na região de Hollywood Hills nesta quinta-feira, abrangendo 43 acres (17 hectares) até o momento.
Nesta quinta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou choque e tristeza pela "devastação generalizada" causada pelos incêndios florestais em Los Angeles, Califórnia.
Agências de notícias informaram que pelo menos cinco pessoas morreram no incêndio na área de Eaton, e várias outras ficaram gravemente feridas. As ordens de evacuação afetam cerca de 130 mil moradores.
Em uma nota, Guterres elogiou a coragem dos bombeiros e socorristas que enfrentam condições difíceis. Um acampamento com barracas foi montado para que as equipes possam descansar enquanto trabalham no combate ao fogo.
Na coletiva de imprensa em Nova Iorque, Stephane Dujarric (porta voz do Secretário Geral da ONU) afirmou que as Nações Unidas estão prontas para fornecer assistência, se necessário.
PUBLICIDADE
Mais de 2 mil casas, empresas e edifícios históricos foram danificados ou destruídos, à medida que os ventos aumentaram, com rajadas superiores a 120 km/h na última terça-feira, comparadas à força de um furacão.
Relatos indicam que milhares de moradores estão sem energia elétrica, a água nas áreas afetadas está contaminada e a qualidade do ar é muito baixa.
Os alertas vermelhos continuam ativos no Condado de Los Angeles e em grande parte do Condado de Ventura, em uma tragédia considerada uma das mais destrutivas da história da região.
Guterres ofereceu solidariedade às famílias das vítimas, às dezenas de milhares de pessoas evacuadas e aos moradores que perderam suas casas.
Como os incêndios florestais podem se tornar mortais, como está ocorrendo em Los Angeles
Nas últimas duas décadas, o número de pessoas em risco de sofrer um incêndio florestal dobrou e justamente agora, os moradores da região de Los Angeles estão enfrentando seu pior incêndio.
VÍDEO MOSTRA RÁPIDO AVANÇO DO INCÊNDIO NA CALIFÓRNIA (FONTE: CNN BRASIL)
VIDEO: INCÊNDIO NA CALIFÓRNIA - IMAGENS MOSTRAM DESESPERO COM INCÊNDIO EM LOS ANGELES
(FONTE: CANAL UOL)
VÍDEO: MAIS DE 10 MIL CASAS E COMÉRCIOS SÃO DESTRUÍDOS PELOS INCÊNDIOS FLORESTAIS NA CALIFÓRNIA
(FONTE: JORNAL DA RECORD)
#Matéria Atualizando
SEJA UM APOIADOR INFO.REVOLUÇÃO - CLIQUE NO LINK ABAIXO
Comments