Por: Vaninho Oliveira - Historiador e Cronista Esportivo.
Na madrugada de 7 de janeiro de 1835, eclodiu a Revolução da Cabanagem, um movimento social e político que marcou a história do Pará. Neste 7 de janeiro de 2025, celebramos 190 anos dessa corajosa rebelião popular.
A Revolução da Cabanagem ocorreu durante o Período Regencial (1831 -1840), caracterizado por instabilidade política e social. O Pará enfrentava problemas econômicos, falta de infraestrutura e desigualdade social. Os cabanos, pequenos agricultores e comerciantes, sentiam-se marginalizados.
As principais causas da revolução foram: alta tributação, monopólio comercial, falta de representação política e exploração econômica. Líderes como João Batista Campos, Eduardo Angelim, Manuel Rodrigues de Miranda, Félix Malcher e os irmãos Vinagres lideraram o movimento. Eles defendiam reformas políticas, econômicas e sociais.
Eclosão e Desenvolvimento
A Revolução começou em Belém, em 7 de janeiro de 1835, com a ocupação da Câmara Municipal. Os cabanos controlaram a cidade por alguns meses, estabelecendo um governo provisório. A revolta se espalhou pelo interior do Pará, contando com apoio popular. A Cabanagem durou 5 anos (1835-1840). Nesse percurso, ocorreram três governos cabanos, sendo o primeiro de Malcher, seguido pelo de Francisco Vinagre e, por fim o de Eduardo Angelim.
Repressão e Consequências
A repressão ocorreu em 1840, quando forças governamentais, lideradas por Francisco Soares de Andréa, esmagaram a revolução. Muitos líderes foram executados ou exilados. A revolta resultou em aproximadamente 30.000 mortos.
Referências Biográficas
- "História da Revolta da Cabanagem" de José Maria dos Santos (1976)
- "A Cabanagem" de João do Nascimento Martins (2004)
- "O Movimento Cabano" de Manuel Rodrigues da Cunha (1981)
- "A Revolta da Cabanagem: Uma Análise Social" de Maria do Carmo Martins (2009)
VEJA DOCUMENTÁRIO SOBRE A CABANAGEM
VEJA HOMENAGEM DO MÚSICO RAFAEL LIMA - CANTILENA
SEJA UM APOIADOR INFO.REVOLUÇÃO - CLIQUE NO LINK ABAIXO
Parabéns pela abordagem. Viva a Cabanagem!!!
VIVA A CABANAGEM!!!
Muito bom